Núcleo de Estudos em Transferência de Calor e Nanotecnologia

Pensando como um cientista

Cientistas precisam entender como a ciência é feita, mas por que isso importaria para alguém que não está interessado em se tornar um cientista? Porque a ciência é uma forma científica de pensar impactam mais aspectos de nossa vida diária do que você imagina. Por exemplo, uma “forma científica” de pensar pode ajudá-lo a eliminar relatos conflitantes sobre nutrição e fazer escolhas melhores sobre alimentação saudável. Avanços na química, física e ciência dos materiais levaram a computadores mais rápidos e telefones celulares menores. E os avanços em modelagem e meteorologia nos ajudaram a prever e planejar melhor desastres naturais como enchentes e furacões.

Compreender a ciência é entender como os avanços científicos são feitos, validados e interpretados. E é ter a capacidade de receber novas informações sobre dieta, exercícios ou doenças e aplicá-las em nossas próprias vidas. Compreender o processo da ciência e a solução de problemas científicos podem nos ajudar a tomar melhores decisões todos os dias.

Processo da ciência

O processo da ciência se refere às práticas empregadas na ciência para descobrir o conhecimento e interpretar o significado dessas descobertas. Os livros didáticos muitas vezes simplificam e deturpam esse processo como um único “Método Científico” no qual um cientista solitário passa da observação, através do questionamento à experimentação, mas o processo da ciência é muito mais robusto, dinâmico e diverso. Biólogos, químicos, geólogos, físicos e todos os outros cientistas coletam dados objetivamente sobre o mundo natural usando vários métodos de pesquisa, empregam técnicas semelhantes para analisar esses dados, formular hipóteses com base nos dados e trabalhar dentro de uma comunidade global de indivíduos e organizações que contribuem para a ciência. 

Conceitos-chave no processo da ciência

  • A ciência é um processo de investigação do mundo natural e do conhecimento gerado por meio desse processo.
  • Os cientistas usam vários métodos de pesquisa para estudar o mundo natural.
  • Os dados coletados por meio de pesquisas científicas devem ser analisados ​​e interpretados para serem usados ​​como evidências.
  • As teorias científicas são explicações testáveis ​​apoiadas por várias evidências.
  • O conhecimento científico evolui com novas evidências e perspectivas.
  • A ciência se beneficia da criatividade, curiosidade e diversidade dos indivíduos.
  • A incerteza é inerente à natureza, mas os cientistas trabalham para minimizá-la e quantificá-la na coleta e análise de dados.
  • Os cientistas valorizam a comunicação aberta e honesta ao relatar pesquisas.
  • A ciência influencia e é influenciada pelas sociedades e culturas em que opera.
  • A ciência é valiosa para os indivíduos e para a sociedade.

Quer você se torne um cientista, um banqueiro ou um romancista, compreender o processo da ciência é fundamental para sua participação na sociedade como cidadão.

Referência

Anthony Carpi, Ph.D., Anne E. Egger, Ph.D. “The Process of Science” Visionlearning Vol. POS-2 (8), 2009. (tradução do autor)

Compartilhe

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *