Núcleo de Estudos em Transferência de Calor e Nanotecnologia

Iniciação Científica: guia para fazer pesquisa durante a graduação

O texto baseia-se em um artigo escrito por Shiwei Wang para a Nature em 2019 e descreve como desenvolver uma Iniciação Científica e como aproveitá-la ao máximo enquanto encontra-se na graduação.

Escolha o laboratório certo

Aprenda a pensar como um cientista. Muitas pessoas começam sua Iniciação Científica olhando para a lista de professores e mandando e-mails para vários professores cujos trabalhos parecem interessantes.

Embora isso possa resultar em uma posição em algum lugar, não é a abordagem mais eficaz. Antes de olhar para os laboratórios, mergulhe na ciência para descobrir quais áreas o fascinam.

Leia bastante, participe de palestras e converse com seus professores não apenas sobre as aulas, mas também sobre ciência em geral.

Comece sua pesquisa aprendendo mais sobre ciência, pensando como um cientista e descobrindo o que você ama.

Procure perguntas, não assuntos

Você pode ter escolhido certa especialidade, mas não deixe isso limitar sua busca por laboratórios de pesquisa.

Os laboratórios são interdisciplinares e diferentes do que você faz nas disciplinas de laboratório durante a graduação. Em vez de limitar sua pesquisa ao seu departamento, tente olhar os laboratórios em todos os departamentos relacionados.

Escolha os laboratórios com base nas perguntas que eles estão tentando responder.

Mentoria é tão importante quanto pesquisar

Entre em contato com os membros do grupo para saber mais sobre o ambiente do seu laboratório em potencial.

As perguntas essenciais sobre o grupo são:

  • Os membros do grupo são próximos?
  • O laboratório é um ambiente de boa convivência?
  • Qual o tamanho do grupo?

Se você entrar em um pequeno grupo, terá uma chance maior de ser orientado diretamente por seu pesquisador principal, ao passo que, em um grupo grande, você terá mais chances de ser orientado por um pesquisador pós-doutorado ou aluno de pós-graduação.

Busque por um professor orientador

Depois de definir qual área e grupo de pesquisa lhe interessa, envie um e-mail ao pesquisador principal. Explique por que você está interessado em trabalhar no laboratório e que conversou com outros membros do grupo de pesquisa.

Seja paciente se eles não responderem. Se você não receber uma resposta depois de uma semana ou mais, envie um segundo e-mail ou entre em contato de outras formas, como por exemplo, pedindo a membros do grupo que lhe apresentem ao pesquisador principal.

Aproveite ao máximo a experiência de uma Iniciação Científica

Comece sua pesquisa lendo e continue lendo. Aprender sobre o estado da arte de um assunto específico e por que é importante o ajudará a levar o projeto adiante. Leia também sobre outros assuntos.

Como estudante de graduação, você tem a liberdade de mudar seus planos e propósitos. Certifique-se de encontrar um equilíbrio entre a leitura e a realização de experimentos. É difícil fazer os dois ao mesmo tempo, mas isso o tornará um cientista melhor.

Estabeleça metas específicas para você e informe seus mentores

Pense no que você quer de sua pesquisa e em quanto tempo está disposto a investir.

Além de aprender as técnicas, o que você quer?

  • Você quer aprender a analisar resultados?
  • Você quer melhorar suas habilidades de escrita científica e apresentação participando de congressos?
  • Você quer publicar seus resultados em uma revista científica da área?

Determinar o que deseja alcançar o ajudará a direcionar seu tempo de maneira eficaz.

A pesquisa leva tempo

Não se culpe se os experimentos não funcionarem ou se o projeto não estiver avançando tão rápido quanto você esperava. A ciência trata de falhar e tentar novamente. Acostumar-se e lidar com a frustração faz parte da curva de aprendizado da pesquisa.

Encontre um equilíbrio saudável

Ao planejar suas atividades da semana, tente alocar blocos de tempo (tardes inteiras ou dias individuais) para a pesquisa. Apressar um procedimento pode ser desastroso, podendo levar a resultados inúteis.

Sempre planeje tempo extra para experimentos. Considere trabalhar menos no laboratório durante as semanas de provas e/ou exames para não ficar sobrecarregado.

Converse com seu mentor sobre sua programação e seus sentimentos regularmente, para que você possa se organizar e manter o controle de sua saúde mental.

Encontre apoio financeiro para sua Iniciação Científica

Se você deseja fazer pesquisa, pode se inscrever para obter financiamento do programa de pesquisa de graduação da sua Instituição ou de fundações, empresas ou sociedades acadêmicas.

Por exemplo:

  • O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é um programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que contribui para a formação de novos talentos em todas as áreas do conhecimento; no Estado de São Paulo,
  • A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) possui a modalidade de auxílio de Bolsa de Iniciação Científica (https://fapesp.br/bolsas/ic) para o desenvolvimento de pesquisa científica ou tecnológica.

Converse com colegas ou professores seniores ou pesquise online para encontrar todas as oportunidades!

Sempre pense no quadro geral

Sua Iniciação Científica não necessariamente define o que você fará depois de se formar. Continue lendo e buscando por assuntos fora de sua zona de conforto. Explore e aprenda o máximo possível. Trabalhar no que você ama é a melhor preparação que você pode obter para o resto de sua carreira.

Referência

Wang, S. et al. Preprint at ChemRxiv https://doi.org/10.26434/chemrxiv.7824707.v2 (2019). (Traduzido e adaptado pelo autor)

Imagem de divulgação: Photo by ThisisEngineering RAEng on Unsplash

Compartilhe

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *