Desenvolvimento de dissipadores de calor compactos, baseados em microcanais ou em microaletas para aplicação na indústria eletrônica de alto desempenho e demais setores industriais.
Desenvolvimento de sistemas híbridos e de resfriamento passivo aplicados a módulos fotovoltaicos comerciais com concentração, viabilizando novas tecnologias para utilização da energia solar.
Avaliação de superfícies modificadas (microtexturizadas e com adição de espumas metálicas) como técnica de intensificação da transferência de calor em ebulição.
Desenvolvimento de modelos que abordem os mecanismos físicos associados à mudança de fase.
Transforming Agriculture Residues to Bio-Composite Solutions for Sustainable Growth and Energy Efficiency in Brazil and Bangladesh (TERRA)’ ICAO\R1\241065 – ISPF – International Collaboration Awards 2024 (Brazil and South Africa)
This research focuses on transforming and integrating agricultural waste into Shape-Stabilized Phase Change Materials (SSPCMs) for energy-efficient applications (PV, building). This innovative project tackles energy challenges in Brazil and Bangladesh by harnessing a readily available resource: agricultural waste. We aim to transform first and second-generation byproducts into high-value SSPCMs and integrate them into a range of energy-efficient applications such as PV panels, and building systems in Brazil and to improve the efficiency of energy systems for cooking in Bangladesh.
Start Date: 13 December 2024
End Date: 12 December 2027
Funder: Royal Society
Partners: Edinburgh Napier University, Universidade Estadual Paulista, Bangladesh University of Engineering and Technology
Os sistemas de armazenamento de energia térmica latente são mais eficientes devido à utilização de calor latente. Os PCMs absorvem energia quando atingida a temperatura de fusão, e liberam a energia absorvida quando não há mais fornecimento. Estes materiais também são utilizados para o controle térmico de dispositivos eletrônicos, armazenamento de energia solar, aplicações médicas, conforto térmico de construções e outros. Mas, uma das desvantagens dos PCMs é a sua baixa condutividade térmica. Técnicas de intensificação incluem a dispersão de nanopartículas para otimização de propriedades térmicas, o uso de superfícies estendidas e materiais porosos. Porém, estes trabalhos são focados na aplicação dos PCMs, enquanto algumas questões fenomenológicas são pouco exploradas. No Brasil, a Profa. Cardoso está desenvolvendo pesquisa sobre compósito de espuma de cobre/PCM sob condições de contorno de fluxo de calor uniforme usando técnicas experimentais e numéricas avançadas em um projeto temático apoiado pela FAPESP. Da mesma forma, o Prof. Bedecarrats e sua equipe investigam os fundamentos e aplicações que vão do armazenamento a frio ao armazenamento térmico, determinando a distribuição espaço-temporal de temperaturas dentro do tanque de armazenamento para diferentes vazões e temperaturas finais impostas.
Data de Início: 01 de maio de 2025
Data de Término: 30 de abril de 2026
Instituições envolvidas: Université de Pau et des Pays de l’Adour (França), Universidade Estadual Paulista (UNESP)
A presente proposta trata da avaliação experimental e modelagem de fenômenos de transporte típicos de tecnologias emergentes na área de conversão de energia envolvendo mudança de fase e/ou escoamentos supercríticos. Essas tecnologias emergentes estão relacionadas com processos de transferência de calor em condições de escoamentos termodinamicamente supercríticas em reatores nucleares e trocadores de calor do ciclo Brayton, em sistemas de geração de energia a partir de concentradores solares, escoamentos bifásicos quasi-críticos em trocadores de calor empregados em ciclos orgânicos Rankine (COR) e processos de fusão/solidificação em termoacumuladores.
Data de Início: 01 de fevereiro de 2024
Data de Término: 31 de janeiro de 2029
Financiador: FAPESP
Instituições Envolvidas: EESC/USP, UNESP, Unicamp, ITA, UNISINOS, UFF, University of Winsconsin-Madison

O grupo de pesquisa, criado em 2013 na Universidade Estadual Paulista vem realizando investigações experimentais e numéricas sobre transferência de calor com mudança de fase, viabilizando o desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas à minimização de equipamentos e à dissipação de elevadas taxas de calor.
contato@nestn.com.br
Faculdade de Engenharia de São João - FESJ | Av. Profª Isette Corrêa Fontão, 505 - Jardim das Flores - São João da Boa Vista/SP - CEP 13876-750
© 2021 NEST-n. Todos os direitos reservados.